Rio de Janeiro celebra 103 anos de cultura no Theatro Municipal


Rio celebra 103 anos de cultura no Theatro Municipal 

Foto: Frame/Folhapress

ANIVERSÁRIO VAI SER COMEMORADO COM EXTENSA PROGRAMAÇÃO NESTE SÁBADO, COM CONCERTO DO GRUPO OS PEQUENOS MOZART E, COM RIGOLETTO, A ORQUESTRA SINFÔNICA DA CASA ENCERRA A FESTA; ENTRADA É GRATUITA

Fonte: Agência Rio 
 O Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai comemorar seus 103 anos de existência neste sábado 14, com uma programação extensa e gratuita para a população. A festa, que já se tornou tradição no calendário cultural da cidade, oferece apresentações com os três corpos estáveis do Theatro: o coro, o ballet e a orquestra. Ainda conta com a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Os Pequenos Mozart, Grupo de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini e a Companhia Jovem de Ballet.
Para dar início à comemoração, às 10h, Os Pequenos Mozart, grupo formado por crianças de 3 a 14 anos e sob direção artística de Suray Soren, farão um concerto nas escadarias do foyer de entrada do Theatro.
Na sequência, os alunos do Grupo de Teatro do Colégio Estadual Walter Orlandini apresentam o espetáculo "Primavera nº 1". A obra é composta por Puccini e Beethoven, com coreografia de Eric Frederic e direção e concepção de Carla Camurati. Em seguida, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa toma conta do palco para apresentar diversas coreografias, com músicas de Gottschalk e J. Strauss entre elas.
Depois, sob direção artística de Dalal Achcar e direção geral de Mariza Estrella, a Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro irá interpretar peças de seu repertório, como o Pas-de-deux de Com Amor, de Dalal Achcar e música de Adolph Charles Adam e Mozarteando, criada por Ivonice Satie sobre a obra de Mozart.
O Ballet do Theatro Municipal mostrará o que de melhor apresentou nas últimas temporadas. Traz ao palco uma grande Gala que reúne trechos das obras Carmen, de Roland Petit; Romeu e Julieta, de John Cranko; A Criação, de Uwe Scholz; Dom Quixote, na versão de Dalal Achcar, e Nascimento Novo, de David Parsons, e trilha sonora de Milton Nascimento.
Para encerrar, às 20h30, o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal apresentam Rigoletto, uma das obras mais populares de Giuseppe Verdi, que inclusive abriu a temporada lírica 2012 do Theatro e encontra-se em cartaz. A apresentação tem direção cênica de Píer Francesco Maestrini e regência do maestro Osvaldo Ferreira.
O Theatro Municipal fica na Praça Floriano, sem número, no Centro do Rio. A classificação etária é livre. Para mais informações, ligue (21) 2332-9191.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS