Os países que trabalham menos no mundo


Work
Quem são os que trabalham menos?
D.R.
O debate tem sido recorrente nos últimos anos em Portugal: é necessário trabalhar mais para aumentar a produtividade do país, mas as estatísticas provam que trabalhar mais não é sinónimo de trabalhar de forma eficaz.
Em vários países do Sul da Europa, incluindo Portugal, o desemprego tem vindo a aumentar mas olhando mais a Norte, o panorama muda completamente, com a queda do desemprego, ou com taxas baixas, juntamente com a redução do número de horas trabalhadas.
Segundo o relatório Employment Outlook da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), existem duas razões para os trabalhadores passarem menos horas no trabalho: A primeira, a mais óbvia, é que os trabalhadores a tempo inteiro passam mesmo menos horas no emprego. A segunda, é que o número de trabalhadores em part-time está a aumentar, influenciando assim as estatísticas, segundo o 24/7 Wall St..
Dos 10 países da OCDE com menos horas de trabalho, nove estão entre os países com mais trabalhadores em part-time. A Holanda lidera o número de empregados em part-time, com 37,2%, mais do dobro da média da OCDE.
Os países onde se trabalha menos horas também são dos países mais ricos da OCDE, onde se pagam os melhores salários e com as taxas de desemprego a caírem nos últimos anos ou a manterem-se estáveis.
Mark Keese, responsável da divisão de emprego na OCDE, disse ao 24/7 Wall St. que a riqueza e a produtividade de uma nação desempenham um papel importante na estrutura de emprego no país, o que significa que devido à sofisticação tecnológica da indústria as pessoas trabalham menos horas.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS