HSBC Brasil é citado em relatório sobre lavagem de dinheiro


HSBC Brasil é citado em relatório sobre lavagem de dinheiroFoto: Divulgação

SENADO DOS EUA APONTA QUE FILIADA SUGERIU MANOBRAS PARA EVITAR O CONTROLE AMERICANO CONTRA OPERAÇÕES COM PAÍSES CONSIDERADOS "PATROCINADORES DO TERRORISMO" POR WASHINGTON

Fonte: 247 
O Brasil é mencinado no relatório do Senado americano sobre o envolvimento do banco em transações de lavagem de dinheiro para financiar terroristas. Entenda o papel da filial brasileira nessa ação, segundo a Subcomissão Permanente de Investigação, na matéria da Folha:
O HSBC Brasil é citado no relatório da Subcomissão Permanente de Investigação do Senado dos EUA por sugerir manobras que evitassem o controle americano contra operações com países considerados "patrocinadores do terrorismo" por Washington.
Entre esses destinos que não podem efetuar transações financeiras nos EUA estão Cuba e Irã.
O relatório não afirma que a operação seja ilegal, e a questão com a unidade brasileira não foi priorizada pelos senadores americanos.
O HSBC Brasil é citado em conversas de 2006 e 2007 entre David Bagley, chefe de regulamentação do HSBC global, e Alexander Flockhart, então diretor-executivo para América Latina, sobre como evitar o filtro do Ofac, a agência do governo americano para ativos estrangeiros.
Segundo o relatório, os dois debatem se as regras do Ofac valem para operações em moedas que não o dólar.
No mesmo momento, a unidade brasileira sugere mudar suas operações via EUA para o Reino Unido e pede ajuda para obter um segundo número Swift (espécie de identidade internacional dos bancos usada em operações externas) que não seja registrado nos EUA e sirva para transações com o Irã, Cuba e outros países sob sanção.
"Essas transações -cerca de 50 ao ano- cumprem a política regulatória do grupo, mas correm o risco de serem bloqueadas pelo servidor nos EUA", diz o e-mail citado no relatório, sem detalhes. A manobra foi desaconselhada.
Procurado pela Folha, o HSBC Brasil repassou as perguntas à assessoria de América Latina, no México. Até a conclusão desta edição, às 23h, não houve resposta.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS