Grêmio estraga festa do Seedorf e vence o Botafogo


Gaúchos fazem 1 a 0 nos cariocas, no Engenhão. Seedorf fez uma boa estreia
Marcelo Moreno fez o único gol da partida / Brazil Photo Press/FolhapressMarcelo Moreno fez o único gol da partidaBrazil Photo Press/Folhapress

Na estreia de Seedorf no Botafogo, quem fez a festa foi o Grêmio. Os gaúchos fizeram 1 a 0 nos cariocas e seguiram na quarta colocação do Brasileirão, com 21 pontos. Marcelo Moreno marcou o único gol da partida. O Fogão caiu para a oitava colocação, com 17 pontos.


Na próxima rodada, o time de Oswaldo de Oliveira faz o clássico contra o Vasco, quarta-feira, no Engenhão, às 20h30. Já o Grêmio recebe o Fluminense, no Olímpico, quarta-feira, às 21h50.  

Times sem inspiração 

O Botafogo estava animado para a partida contra o Grêmio. Além de buscar a volta ao G4 que lhe colocava novamente entre os classificáveis para a Copa Santander Libertadores de 2013, o grande motivador da torcida e do grupo de jogadores era Seedorf. A estreia do camisa 10 era aguardada com muita expectativa e foi neste clima de festa que o alvinegro entrou em campo.

A estrela da noite, Seedorf, não se fez de rogado e logo começou a tomar conta do meio-campo do Botafogo. Efetivamente, ele só apareceu aos doze minutos quando recebeu passe pela esquerda da área, limpou a marcação e chutou cruzado à meia altura para a defesa de Marcelo. Mas com categoria e bom posicionamento ele já comandava o setor. Além de voltar para iniciar as jogadas e ajudar na marcação. 

Mas nem com a animação vinda das arquibancadas, nem a boa performance de Seedorf inspirou o restante da equipe do Botafogo. Com muitos passes errados, o time de Oswaldo de Oliveira não conseguia envolver os gremistas e ainda cedia alguns contra-ataques. 

Aos 28, Seedorf apareceu de novo. Ele pela esquerda, invadiu a área e cruzou para Elkeson, que de cabeça mandou para fora. O jogador fez nova boa jogada aos 37. Ele roubou a bola de Zé Roberto no meio de campo e tocou para Vitor Júnior. O meia arriscou de longe por cima do gol de |Marcelo.

A partir de então, nada mais de interessante aconteceu até o final da primeira etapa. O Botafogo teve maior posse de bola, mas não conseguiu abrir o placar. Já o Grêmio, tentou pegar a defesa adversária desprevenida, mas não foi competente para marcar

Pressão e derrota

O Segunto tempo começou e a preguiça do Botafogo no primeiro foi logo castigada. Logo aos três minutos, o amigo gremista de Seedorf, Zé Roberto, recebeu a bola e em um toque de classe tocou de primeira para Marcelo Moreno abrir o placar. Com isso o Botafogo acordou para o jogo. Aos cinco Vitor Júnior arrancou pela direita e chutou para a defesa do goleiro.

Empurrado pela torcida, o Glorioso foi com tudo para o ataque. Seus dois laterais que foram tímidos até então, passaram a aparecer com perigo no ataque. Aos 9, Elkeson chutou da entrada da área e acertou o travessão.

Depois do gol o Grêmio recuou e o Botafogo passou a ser o dono do jogo. Andrezinho, que perdeu a vaga de titular para a entrada de Seedorf teve seu nome gritado pela torcida e Oswaldo atendeu. Aos 16, Fellype Gabriel que teve atuação discreta na partida deixou o campo para a entrada do camisa 17. Aos 25 minutos o craque da noite, Seedorf deixou o campo para a entrada de Rafael Marques.

O Botafogo seguiu sua pressão. Rafael Marques quase marcou de cabeça, mas no final a vitória e os três pontos ficaram com o Grêmio.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 1 GRÊMIO
Local: Engenhão (RJ)
Data/hora: 22/07/2012, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (aspirante Fifa)
Assistentes: Vicente Romano Neto (asp. Fifa/SP) e Danilo Ricardo Manis (SP)
Cartão Amarelo: Renato (BOT); Tony, Zé Roberto, Leandro (GRE)
Gols:  Marcelo Moreno 3/2º T (0 a 1)
Público e renda: 29.943 pagantes, 34.621 presentes, Renda: 1.226.785,00
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Vitor Júnior, Seedorf (Rafael Marques 25/ 2º T), Fellype Gabriel (Andrezinho 16/ 2º T); e Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Tony, Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos 31/ 2º T)e Zé Roberto (Léo Gago 26/ 2ºT; Leandro e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderley Luxemburgo

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS