Grandes ameaças' foram retiradas de apartamento de atirador, diz polícia de Denver



Policiais e especialistas observam apartamento de James Holmes durante operação em Denver (AP)
Especialistas fizeram uma pequena explosão controlada em apartamento de Holmes
Autoridades de Denver, nos Estados Unidos, informaram na tarde deste sábado que retiraram "grandes ameaças" do apartamento do suspeito de matar 12 pessoas na estreia do filmeBatman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, na noite de sexta-feira.
Policiais disseram que "reduziram de forma significativa" a ameaça das bombas e armadilhas colocadas por James Holmes.
A polícia afirmou que o suspeito agiu com "cálculo e deliberação", comprando munição durante meses.
Os agentes do FBI e da polícia descobriram que o apartamento do suspeito tinha armadilhas e explosivos quando usaram uma câmera na ponta de uma vara de mais de três metros para conseguir observar o interior do apartamento.
"Pessoalmente, nunca vi nada como o que encontramos lá", disse Dan Oates, delegado de polícia de Aurora, bairro onde ocorreu o ataque ao cinema.
Neste sábado, o esquadrão antibomba realizou uma pequena explosão controlada no prédio e os policiais desarmaram as armadilhas feitas com fios, junto com um dispositivo incendiário.
A primeira armadilha era um fio estendido em frente à porta de entrada do apartamento. Dentro estariam potes com catalisadores, produtos químicos que explodiriam quando misturados e mais de 30 granadas improvisadas.
"Este apartamento foi projetado para matar quem quer que entrasse", afirmou Oates, acrescentando que a primeira pessoa a morrer caso as armadilhas tivessem sido ativadas, seria um policial.
Devido à ameaça de explosão, durante a operação o edifício onde fica o apartamento de Holmes e outros quatro prédios foram evacuados. Mas a polícia espera liberar a área para a volta dos moradores no domingo.

Vítimas

As autoridades de Denver divulgaram neste sábado os nomes e idades das vítimas do ataque ao cinema do bairro de Aurora.

As vítimas do ataque

- Jessica Ghawi, 24 anos
- Veronica Moser, 6 anos
- John Larimer, 27 anos
- Alexander Boik, 18 anos
- Jesse Childress, 29 anos
- Jonathan Blunk, 26 anos
- Rebecca Ann Wingo, 32 anos
- Alex Sullivan, 27 anos
- Gordon Cowden, 51 anos
- Micayla Medek, 23 anos
- Alexander Teves, 24 anos
- Matthew Mcquinn, 27 anos (identificação ainda aguarda confirmação)
As idades dos mortos pelo atirador variam entre 6 anos e 51 anos.
Além dos 12 mortos, outras 58 pessoas ficaram feridas no ataque ao cinema Century 16, em um shopping center de Aurora.
Testemunhas dizem que o atirador - que usava roupas pretas e uma máscara - lançou uma bomba de gás antes de abrir fogo contra a multidão.
James Holmes foi preso momentos após o ataque em um estacionamento perto do cinema. Ele carregava um fuzil e uma pistola. O FBI (a polícia federal americana) se juntou às investigações, mas disse não ter motivos para acreditar que se trate de um atentado terrorista.
Dan Oates, o delegado de Aurora, informou que Holmes comprou munição para armas pela internet e todas as armas e munição foram compradas de forma legal nos últimos meses.
O delegado também afirmou que o suspeito recebeu uma grande quantidade de encomendas em sua casa e local de trabalho.
James Holmes deve comparecer perante um juiz na segunda-feira.

Vigília

Centenas de pessoas fizeram uma vigília perto do cinema onde ocorreu o ataque na noite de sexta-feira, deixando flores e velas no local.


James Holmes (AP)
James Holmes, de 24 anos, é ex-estudante de medicina
O Hospital da Universidade do Colorado, onde as vítimas feridas foram levadas, informou que quatro pacientes ainda estão em unidades de tratamento intensivo.
O incidente em Denver foi o maior ataque a tiros nos EUA desde 2007, quando o estudante Seung-Hui Cho matou 32 pessoas no campus da faculdade de Virginia Tech, antes de se matar.
O cinema em Aurora fica a 32 quilômetros da escola Columbine, onde dois estudantes mataram a tiros 13 colegas em 1999.
O ataque provocou reações em várias cidades dos EUA e do mundo. Em Paris, a estreia do filme em um cinema do Champs-Elysées, foi cancelada.
Em Nova York, a polícia decidiu enviar oficiais a várias sessões do filme, temendo que o ataque fosse "copiado" por outras pessoas. Em Washington, o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu nota dizendo estar "chocado e entristecido" com o episódio.
Christopher Nolan, o diretor do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, expressou em comunicado divulgado nesta sexta-feira sua "profunda dor" pelo ataque em Aurora.
"Em nome do elenco e da equipe de gravação de O Cavaleiro das Trevas Ressurge gostaria de demonstrar nossa profunda dor pela tragédia sem sentido que atingiu toda a comunidade de Aurora", disse.
"A sala de cinema é o meu lar, e é devastadora a ideia de que alguém possa violar esse lugar inocente e cheio de esperança de maneira tão insuportavelmente selvagem", acrescentou.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS