Federação admite erro que parou esgrima por 1 hora em Londres


Federação admite erro que parou esgrima por 1 hora em LondresFoto: Fabrizio Bensch/Reuters

APÓS PERDER GRAÇAS A FALHA NO CRONÔMETRO, A ESGRIMISTA SUL-COREANA SHIN A. LAM SENTOU NA PISTA DE COMPETIÇÃO EM PROTESTO; É A MAIOR POLÊMICA DA OLIMPÍADA ATÉ AQUI

Fonte: 247
A esgrimista sul-coreana Shin A. Lam recebeu uma menção honrosa da Federação Internacional de Esgrima (FIE) após perder para a alemã Britta Heidemann na semifinal da categoria espada, na segunda-feira. Segundo a equipe da atleta, uma falha no cronômetro permitiu que a alemã tocasse com a espada mais de uma vez no que deveria ser apenas um segundo. "Falei com a FIE hoje. Eles nunca esperavam que este tipo de coisa (três golpes) fosse acontecer no último segundo. Não é questão de pontos, é de um segundo", disse o presidente do Comitê Olímpico Coreano, Park Yong-sung, que aguarda um pedido de desculpas oficial.
Os sul-coreanos alegam que o cronômetro estava zerado quando Heidemann marcou o ponto da vitória na prorrogação – o duelo estava empatado em 5 a 5, resultado que classificaria Shim. Após reclamações, um protesto formal e checagem nas gravações da disputa, os árbitros confirmaram a vitória da alemã.
Em protesto, a sul-coreana chegou a ficar uma hora sentada na pista, para não consumar a derrota, chorando e impedindo a sequência dos duelos. Dez minutos depois de deixar a pista, Shin A. Lam voltou para a disputa do bronze, mas perdeu. Ainda nesta terça, a FIE havia rejeitado a reclamação, com a justificativa de que "é responsabilidade do árbitro determinar quanto tempo falta para o fim do combate" e que "não se pode mudar uma decisão a esse respeito".

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS