Expulsão de embaixador amplia crise no continente



Expulsão de embaixador amplia crise no continenteFoto: Edição/247

ALEGANDO "EVIDÊNCIAS DE INTERVENÇÃO DA VENEZUELA EM ASSUNTOS INTERNOS DO PARAGUAI", GOVERNO FEDERICO FRANCO DECLARA PERSONA NON GRATA O EMBAIXADOR VENEZUELANO EM ASSUNÇÃO; CHANCELER VENEZUELANO TERIA TRAMADO COM AS FORÇAS ARMADAS PARAGUAIAS CONTRA A QUEDA DE LUGO


 A crise aberta pela deposição de Fernando Lugo da presidência do Paraguai não deve terminar tão cedo. Depois de Argentina, Brasil e Uruguai se aproveitarem da suspensão do vizinho para incluir a Venezuela no Mercosul, o vice-presidente e o chanceler uruguaios relataram detalhes que evidenciaram uma decisão muito mais política do que técnica para a inclusão do país governado por Hugo Chávez. Agora, o governo do Paraguai declara 'persona non grata' o embaixador da Venezuela no país, Don José F. Javier Arrúe De Pablo, e ordena sua retirada -- como ele não está em Assunção, simplesmente fica impedida sua entrada no país.
A Venezuela havia anunciado no dia 24 de junho a retirada de seu embaixador no Paraguai, além do corte do fornecimento de petróleo ao país. Segundo o jornal paraguaio ABC Color, o ministério afirmou que "diante das graves evidências de intervenção por parte de funcionários da República Bolivariana da Venezuela em assuntos internos da República do Paraguai, o governo pede a retirada do embaixador de seu país".
O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, aparece em vídeo divulgado pelo governo de Federico Franco reunindo-se com altos militares paraguaios pouco antes da destituição de Lugo. A ação foi interpretada pelos paraguaios como um caso de ingerência da Venezuela em sua política interna. A equipe de Lugo qualificou, nesta quarta-feira 4, o vídeo em questão como "montagem grosseira".
Assista ao vídeo divulgado pelo governo do Paraguai: 

FONTE:BRASIL 247

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS