Eletrobras confirma que adesão à greve chega a 90% dos funcionários




RIO - A greve dos funcionários das 14 empresas do grupo Eletrobrás entrou hoje (terça-feira) no seu segundo dia, sem qualquer perspectiva de avanços nas negociações. O presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Franklim Moreira , estima que cerca de 90% dos 26 mil funcionários do grupo tenham aderido à greve. A Eletrobras, holding do setor elétrico estimou que de 75% a 90% dos empregados do grupo, aderiram à greve.

Segundo a companhia, estão trabalhando entre 10% e 25% dos empregados, variando de uma empresa para outra. Segundo a estatal, na sede no Rio, estão trabalhando 15% dos empregados. empresa garantiu, também , que os serviços estão sendo mantidos sem alteração. Segundo a Eletrobras a greve está `transcorrendo em clima de tranquilidade e respeito entre as empresas e sindicatos`.

Franklim Moreira destacou que a categoria está tomando todas as medidas e providências para evitar que o movimento afete de alguma forma a geração e transmissão de energia no país.
- Nós reforçamos as equipes de emergência, e os turnos estão sendo trocados a cada 12 horas nas subestações e usinas. O cuidado é tanto que o sistema está mais reforçado do que em tempos normais, sem greve, porque não queremos prejudicar o fornecimento de energia no país - garantiu Franklim.

Mas, enquanto a Petrobras ofereceu hoje um aumento no pagamento da PLR e um abono para os petroleiros, que só têm data-base em setembro, a Eletrobras não acenou com a possibilidade de novas negociações, segundo o presidente da FNU. A categoria tem data-base em maio e até agora foram realizadas quatro rodadas de negociações. A Eletrobras, segundo Franklim, oferece apenas o IPCA do período que é de 5,1%. Os trabalhadores querem aumento real (acima da inflação) de 5%, o que representa um reajuste total de 10,1% , além da extensão do plano de saúde aos funcionários aposentados. Segundo ele, muitos empregados que já poderiam se aposentar, acabam adiando a decisão para não ter que arcar com o custo do plano de saúde, de cerca de R$ 1 mil mensais. No próximo dia 19 a FNU tem reunião com a Secretaria Geral da Presidência da República.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/eletrobras-confirma-que-adesao-greve-chega-90-dos-funcionarios-5500511#ixzz20w8NdueX 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS