Duas divas homenageiam Nelson Rodrigues em auditório



Duas divas homenageiam Nelson Rodrigues em auditório
Denise Fraga e Cleyde Yáconis emocionam em 'Elas não gostam de apanhar' (Foto: Divulgação)
Cleyde Yáconis e Denise Fraga sentadas num sofá, diante de imagens projetadas num telão no fundo do palco e em cortinas laterais, acompanhadar por copos de água posicionados em cima de banquinhos e com maços de papeis nas mãos. Assim é "Elas Não Gostam de Apanhar", que tem sessões hoje (28) e amanhã (29), no auditório Ibirapuera, em São Paulo.
É verdade que Cleyde Yáconis, próxima de completar 89 anos, se atrapalha um pouco com o texto e retoma em vários momentos, mas quando acerta, é batata (expressão bem rodrigueana), demonstra por que é uma das grandes damas do teatro brasileiro, provoca deleite na plateia. Provavelmente, ela arrancaria aplausos e sorrisos de admiração da escritora Clarice Lispector, que saiu encantada com Nelson Rodrigues, após ver "Bonitinha, Mas Ordinária", como é descrito num dos textos lidos por ela.
Denise Fraga, de 46 anos, possui definitivamente o dom da oratória, como ficou comprovado no quadro "Retrato Falado", exibido pelo "Fantástico", entre 2002 e 2007, e que pode muito bem ser considerado uma continuação moderna de "A Vida Como Ela É", ao dramatizar histórias cotidianas da sociedade brasileira. Na interpretação dela, as palavras de Nelson Rodrigues ganham em dramaticidade e se tornam lâminas afiadas prestes a perfurar a jugular do espectador.
Estão ali 10 textos fantásticos, de obras como "A Vida Como Ela É", "Memórias e Confissões" e "O Reacionário". É impossível não se divertir com a história de uma noiva prestes a se casar que desiste de tudo ao se apaixonar por um gorila; da mulher que acredita não ser traída, até que é contrariada por uma amiga e vizinha; e do sobrinho de um senador, que prometeu ser o melhor marido até ser traído e se vingar da esposa. Em comum, todos eles possuem o texto sempre envolvente e apaixonante de um escritor e dramaturgo que completaria 100 anos em 23 de agosto e continua sendo devidamente reverenciado por sucessivas gerações.
Como afirma o diretor Marco Antônio Braz no final do espetáculo, "Elas Não Gostam de Apanhar" é uma bela e justa homenagem a Nelson Rodrigues e ao teatro por meio da presença de Cleyde Yáconis. Porém, com certeza, não teria o mesmo brilho não tivesse ali também Denise Fraga e a projeção de imagens que dão brilho todo especial, em alguns casos literalmente, como quando elas contracenam com a lâmpada acesa exibida no telão.
REDE BRASIL ATUAL

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS