Cresce procura pela pós-graduação no Brasil Augusto Puliti, diretor da empresa Michael Page, ressalta que o bom candidato é - naturalmente - o que investe no aprendizado



O executivo de sucesso precisa investir na formação continuada, segundo especialistas / Celal Teber/Sxc.huO executivo de sucesso precisa investir na formação continuada, segundo especialistasCelal Teber/Sxc.hu

    Não importa o tipo de pós-graduação, especialistas são unanimidade em um quesito: é importante que o profissional que queira evoluir em sua carreira não pare de estudar. Segundo dados do Centro Universitário Senac, no último ano houve um aumento de 35% nas buscas pelos cursos da instituição. 


"Quem quer ter uma oportunidade boa no mercado de trabalho já percebeu que uma formação continuada é uma característica apreciada pelos empregadores", afirma o diretor substituto de pós-graduação e extensão universitária da instituição André Mendonça.

O diretor geral da Pós-Graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Licínio Motta concorda e acredita que a procura é cada dia mais cedo. "A pressão do mercado é tão grande que os alunos não querem perder tempo. Estar mais qualificado é estar a frente dos concorrentes", afirma.

Para Augusto Puliti, diretor da empresa Michael Page, especializada em recrutamento de executivos, "a pós-graduação é um fator observado pelos recrutadores e empresas". Entretanto, o especialista explica que o curso não está entre os pré-requisitos mais buscados pelos empregadores.

"É preciso lembrar que, nem sempre, as empresas pedem pós-graduação ou especialização como um pré-requisito para se contratar. Existem muitos diretores de empresa que não possuem esses cursos", explica.

Outros fatores
Puliti cita o que as empresas mais procuram num candidato. "No recrutamento de um profissional, uma série de fatores é analisada: a boa formação acadêmica, estabilidade na passagem por outros empregos, fluência em idiomas, evolução de carreira nas companhias anteriores, entre outros."

Mesmo assim, o diretor da Michael Page defende a pós-graduação. "O grande ponto é que, naturalmente, os mais preparados também são os que mais investiram no seu aprendizado."   

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS