Brasil inicia hoje a busca pelo inédito ouro olímpico no futebol


Futebol masculino estreia hoje nos Jogos olímpicos

A seleção brasileira começa a perseguir nesta quinta-feira a medalha de ouro olímpica, único título relevante que lhe falta. O Brasil enfrenta o Egito às 15h45 (de Brasília), em Cardiff, no Millennium Stadium. Mas, nas próximas semanas, haverá muito mais em jogo do que uma medalha. Para o time nacional, seu treinador e seu maior astro.
Neymar, 20, tem sobre os ombros a responsabilidade de justificar toda a expectativa que se criou em relação a ele. É o atleta que mais fatura entre todos os brasileiros que estão na Olimpíada --cerca de R$ 3 milhões por mês, entre salário e patrocínios. Sem Messi e sem os craques que disputaram a Euro, o santista é a maior estrela do torneio olímpico de futebol.
"Estou acostumado", afirmou, um dia após desembarcar em Londres. "Tenho grandes responsabilidades desde que sou muito pequeno."
Neymar joga ainda para se diferenciar de craques do passado recente que apanharam nos Jogos Olímpicos. Romário não ganhou em 1988, assim como Ronaldo e Rivaldo falharam em 1996. Ronaldinho caiu em 2000 e em 2008. Os quatro conquistaram a Copa e o título de melhor jogador do planeta.
O técnico Mano Menezes tenta tirar de seus jogadores a obrigação de triunfar onde outros fracassaram. "Esta seleção não tem nada a ver com as outras", afirmou. "Só podemos ganhar a medalha de 2012, não as outras que o país já perdeu."
Pentacampeão mundial, o Brasil soma duas medalhas de prata e duas de bronze. Além do acerto de contas, Londres também serve para o Brasil pensar no futuro. A continuidade de Mano Menezes no comando do time e a certeza de que Neymar está pronto para a Copa de 2014 também passam pelos resultados da seleção.
Depois do Egito, o Brasil vai enfrentar Belarus e Nova Zelândia, sequência ideal para chegar bem ao mata-mata. "A cobrança é proporcional a quem ocupa este cargo", disse o técnico em Cardiff, em esvaziada entrevista coletiva.
Espanha, México, Uruguai e Grã-Bretanha, apontados por Mano como favoritos, também se reforçaram com jogadores de mais de 23 anos. Mas nenhuma outra seleção olímpica tem tanta semelhança com sua versão principal quanto a brasileira.
Thiago Silva, Marcelo, Sandro, Oscar, Hulk, Neymar e Leandro Damião já acumulam experiência de sobra no time de cima. E mais ninguém tem um banco com gente do nível de Ganso, Lucas e PatoFOLHA

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS