Bloomberg’: Eike Batista ‘acorda de um sonho’ ao perder US$ 15 bi


O empresário brasileiro Eike Batista, que chegou a ser a oitava pessoa mais rica do mundo, “acordou de um sonho” depois que as suas ações perderam US$ 15 bilhões em valor de mercado em menos de seis meses, opina a agência Bloomberg, em uma longa reportagem publicada em seu site.
Na avaliação da agência, Eike Batista cresceu vendendo não apenas a sua empresa, mas “vendendo o Brasil”. Ele convenceu investidores de que o País estava prosperando e de que suas empresas iriam surfar na onda de crescimento da economia nacional. Com isso, o preço das ações em poder do empresário aumentou triplicou de 2009 para 2010, como relatou a revista Forbes à época.
Agora, no entanto, o valor de mercado das companhias fundadas por Eike, da mesma forma que disparou quando a economia brasileira bombava, agora vem caindo neste momento em que o ritmo de crescimento diminui. O Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo, caiu 23% desde o fim de 2010 e a OGX, de Eike, está entre as companhias que mais recuaram.
“O que está acontecendo com Eike é, infelizmente, um reflexo do que está ocorrendo com o país com um todo”, disse à Bloomberg o economista Simon Nocera, da empresa americana Lumen Advisors LLC.
Vale notar que a Bloomberg chama de “perda” a queda no preço das ações em posse de uma pessoa. Na verdade, o uso desse termo nesse tipo de contexto é controverso. O próprio Eike rebateu as notícias de que ele teria perdido patrimônio. Em seu perfil no Twitter, disse que, como ele não vendeu nenhuma ação, não perdeu nada.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS