Pular para o conteúdo principal

Site que divulgou fotos proibidas de Dieckmann está hospedado em Londres De acordo com advogado, carta formal foi enviada aos responsáveis pedindo que o material seja retirado do ar



Rio -  O advogado de Carolina Dieckmann disse, neste domingo, que o site que divulgou as fotos nua da atriz está hospedado em Londres, na Inglaterra. Segundo Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, uma carta formal foi enviada aos responsáveis pedindo que o material seja retirado do ar. Ainda de acordo com Almeida Castro, os proprietários da página na Internet se comprometeram a apagar assim que fique comprovado o prejuízo à imagem da artista.
"Enviamos um email para o responsável do site, dizendo que tinha sido furto de imagens. Eles disseram que se nós comprovarmos que somos representantes dela e que as fotos são mesmo da Carolina, irão tirar do ar. Temos uma série de provas", afirmou.
A atriz foi chantageada por e-mail um mês antes da divulgação das fotografias íntimas na Internet. Em algumas cenas, ela aparece completamente nua. Uma das suspeitas é de que as imagens possam ter sido retiradas de seu laptop por um técnico de informática que consertou-o há dois meses.

Foto: Ag.News
“Quem estava com as imagens mandou um e-mail para Carolina exigindo R$ 10 mil para não divulgá-las. Como ela não cedeu às investidas, cumpriram a ameaça”, detalhou o advogado. Segundo ele, as 36 imagens estavam em um computador portátil na casa da artista.
Porém, há cerca de dois meses, o aparelho deu pane e foi consertado. “Não se pode afirmar que as imagens foram retiradas no tempo em que ficou na assistência técnica. É uma linha para a Polícia Civil investigar”, disse. Nesta segunda, eles irão à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para registrar a ocorrência.
“Vamos entrar com ação para que os sites retirem as fotografias e determinar multa diária para aqueles que mantiverem as imagens no ar”, explicou o especialista.
Kakay explicou que cabem ações criminais, cíveis e de reparação para as vítimas. Além de Carolina, o caçula da atriz, José, de 4 anos, aparece em algumas fotos. “Quem subtraiu as imagens do computador pode responder por diversos crimes, como furto e exposição de menores”, detalhou.

ATÉ 14 ANOS DE PRISÃO
O chantagista pode pegar até 14 anos de prisão só pelos crimes de furto e extorsão. O primeiro tem pena máxima de 4 anos e o segundo, de 10. A assessoria da Polícia Civil disse que o delegado da DRCI só vai se pronunciar quando a delegacia for notificada dos crimes.
Conselhos para se prevenir de invasão no mundo digital
Evitar a ação de invasores mal-intencionados, os ‘crackers’, é praticamente impossível. Mas qualquer pessoa pode tomar alguns cuidados para que fotos sensuais não sejam vistas por milhares de internautas. Para Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção da Safernet Brasil, a primeira recomendação para garantir privacidade é manter atualizado o sistema antivírus do computador de casa.
Outra dica é não compartilhar imagens com quem não seja da sua inteira confiança e tomar cuidado ao levar o equipamento para assistência técnica ou usar programas para acessar o computador à distância. “Qualquer um rouba dados e usa para se vingar, no caso de um ex, ou obter lucro com a venda das imagens”, diz o especialista em segurança virtual.
Em São Paulo, um técnico de informática foi preso sexta-feira por exigir R$ 30 mil de uma ex-colega para não divulgar fotos íntimas dela que ele capturou indevidamente. Segundo Rodrigo, casos como esse e o da atriz chamam a atenção para o risco de registrar conteúdos pessoais em meio digital.
“As pessoas acham que estão entre quatro paredes, mas a Internet é a maior praça pública que existe, com 2 bilhões de usuários”, alerta. “Pode-se tirar as fotos de um site, mas, se alguém copiou, perde-se o controle e vira uma disputa de gato e rato”.
FONTE : O DIA ON LINE

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS