Parte de sobrado desaba no centro do Rio de Janeiro



Parte de um sobrado caiu, na manhã desta terça-feira (15), na esquina das ruas do Lavradio e da Relação, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o imóvel – que chegou a ser utilizado como depósito do Cordão da Bola Preta – estava vazio e ninguém ficou ferido. A área foi isolada para o trabalho de homens do Quartel Central.Parte de sobrado desaba no centro do RJ - Foto: Reprodução/TV Globo
Parte de sobrado desaba no centro do RJ - Foto: Reprodução/TV Globo
Por causa do acidente, uma faixa da Rua do Lavradio foi fechada ao trânsito, segundo o Centro de Operações Rio, da Prefeitura. Técnicos da Defesa Civil estavam no local nesta manhã.
O imóvel fica perto dos prédios do Tribunal Regional do Trabalho, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Petrobras e do BNDES.
Pedro Ernesto Marinho, presidente do cordão do Bola Preta, disse, em entrevista à Globo News, que o imóvel estava desativado e passaria por obras de recuperação. “Na realidade, quando nós perdemos a unidade na Avenida 13 de Maio, fomos socorridos pelo Governo do estado, que cedeu esse conjunto de imóveis para a nova sede do bloco em março de 2009. No entanto, esse imóvel que desabou estava desativado, ele passaria por obras de recuperação. Ele nunca foi utilizado para atividade do Bola Preta. Em algum momento ele chegou a servir de depósito, mas de uns oito meses para cá nem para isso ele servia mais, porque apresentada problemas de estrutura e rachaduras”, afirmou.
“A parte de baixo estava desativada, nós construímos até muros atrás das portas por medida de segurança. Foi uma medida simples, mas acho que evitou um mal maior. Nós inauguramos a parte que era possível utilizar. Nessa área onde realizamos os carnavais e as atividades do Bola Preta não aconteceu nada”, completou o presidente do Bola Preta.
Segundo a assessoria de imprensa do bloco, a Prefeitura repassou R$ 2,3 milhões para a revitalização de todo o espaço do Bola Preta. A obra ainda estava em fase de licitação.
Falta de conservaçãoPara Gustavo Cunha Mello, especialista em gerenciamento de risco, uma das prováveis causas do desabamento foi a falta de conservação do imóvel, cuja estrutura é feita basicamente de madeira. Segundo ele, o acúmulo da água da chuva pode ter contribuído para o desabamento.
O imóvel fica próximo ao Edifício Liberdade, que desabou em janeiro deste ano junto com outros dois imóveis na Avenida 13 de Maio.
Segundo testemunhas, o barulho foi grande no momento em que o sobrado ruiu. “Trabalho em um prédio ao lado e ouvi um estrondo quando ocorreu o desabamento. Neste momento duas ruas da região, entre elas a rua em que fica o sobrado, estão bloqueadas”, diz Eduardo Risado Pombo. (G1)

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS