O Pentacampeão voltou! Brasil 4 x 1 Estados Unidos












Ainda não dá para ratificar, entretanto, seria leviano negar a afirmação de que o bom futebol brasileiro aos poucos está regressando. Em partida movimentada fora de casa contra a seleção americana, o time de Mano Menezes se mostrou superior desde os estágios iniciais do confronto e fez 4 a 1 com autoridade. Uma vitória que renova a confiança para o desafio do próximo domingo contra o México. Neymar, Thiago Silva, Marcelo e Pato anotaram os tentos canarinhos.

Brasil domina, abre boa vantagem, mas sofre revés
O Brasil começou a partida dando indícios de que realmente vivencia uma nova fase. Com boa troca de passes, marcação adiantada e sem deixar os americanos gostarem do jogo, o time de Mano Menezes se mostrava envolvente e criava oportunidades.
Logo aos nove minutos, Leandro Damião arriscou chute da intermediária e a bola bateu na mão de Oneyewu. Pênalti que Neymar cobrou e fez. Brasil 1 a 0.
Com o gol, os Estados Unidos se viram na pressão de sair para o jogo, entretanto, o Brasil seguia dono do jogo. Em cobrança de falta aos 15 minutos, Gomez chutou forte e obrigou Rafael a executar boa defesa. Dois minutos depois, a resposta brasileira. Oscar acionou Damião que tocou na saída de Howard, porém, o goleiro americano defendeu.
O panorama do jogo se mantinha intocado. Aos 24, Marcelo subiu pela esquerda e tentou toque por cima do goleiro que desviou com um tapinha. O lance acabou nos pés de Hulck, que no lugar de chutar, preferiu assistir Neymar. O passe foi ineficaz e fácil para a defesa afastar.
O Brasil ampliou aos 26. Neymar cobrou escanteio e Thiago Silva, como uma flecha, correu na direção da bola e testou com categoria para o fundo das redes.
Com dois gols de vantagem, a seleção brasileira passou a administrar o confronto, entretanto, levaria um golpe que deixaria o jogo em aberto para o segundo tempo. Aos 44 minutos, em boa jogada pelo flanco esquerdo, Johnson foi ao fundo, cruzou bola que desviou em Thiago Silva e ficou na pinta para Gomez cabecear para o gol. Fim de um primeiro tempo movimento, mas que merecia maior sorte para a seleção canarinho.
Brasil goleia e ganha confiança
O Brasil começou o segundo tempo mostrando que o gol americano havia sido uma obra do acaso. Aos seis minutos, Neymar recebeu belo passe de Hulk pela esquerda, buscou o fundo em velocidade e cruzou para Marcelo. O lateral que fechava pelo meio foi preciso e fez o terceiro gol brasileiro.
Aos 18, uma jogada de perigo para os americanos. Johnson subiu pela esquerda e descolou belo cruzamento para Dempsey. O atacante cabeceou, Rafael ficou batido no lance e quando a bola ia entrando, Romulo salvou em cima da linha.
A dupla Oscar e Neymar funcionava e aos 21 minutos, o meia lançou o atacante que tocou para o meio assistindo Alexandre Pato. O atacante do Milan conseguiu chutar, contudo a bola foi na trave.
Aos 25, um lance assustou a defesa canarinho. Donavan chutou de fora, a bola desviou e quase ganhou as redes. Cinco minutos depois uma sequencia de belas jogadas. Oscar arriscou de longe e Howard fez boa defesa. Na volta, Rafael fez dois milagres. Gomez invadiu a área e chutou, o goleiro rebateu, no rebote Boyd finalizou e Rafael fez nova bela defesa.
A partir dos 35 minutos, os Estados Unidos começaram uma série de lances de perigo e brilhou definitivamente a estrela de Rafael. Primeiro foi a competência. Aos 39, Bradley cabeceou cobrança de escanteio no ângulo e o camisa um fez linda defesa. No lance subsequente, em novo escanteio, Onyewu acertou a trave. O bom goleiro também tem que ter sorte.
O ditado clássico do futebol atesta que aquele que não faz, leva. Mais uma vez ele se provou real aos 41. Marcelo fez belo lançamento para Alexandro Pato matar no peito e finalizar com força, rasteiro e cruzado sem chances para Howard. Goleada brasileira que decretava mais uma exibição convincente na atual série de amistosos.
FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS 1x4 BRASIL
Estádio: FedEx Field Stadium, em Washington D.C. (EUA)
Data-Hora: 30/05/2012
Árbitro: Jeffrey Calderón
Gols: Neymar, Thiago Silva, Gomez, Marcelo, Alexandre Pato
Cartões amarelos: Torres, Oscar, Marcelo
Cartões vermelhos:
ESTADOS UNIDOS: Howard, Cherundolo (Parkhust), Onyewu, Bocanegra e Johnson (Castillo); Edu (Boyd), Bradley, Jones (Beckerman) e Donovan; Gomez e Torres (Dempsey). Técnico: Jürgen Klinsmann
BRASIL: Rafael Cabral, Danilo, Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro) ; Sandro, Romulo e Oscar (Giuliano); Hulk (Casemiro), Neymar (Lucas) e Leandro Damião (Alexandre Pato). Técnico: Mano Menezes

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS