Pular para o conteúdo principal

Ministro é vacinado contra gripe em lançamento de campanha



Rio -  A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi lançada neste sábado na Clínica da Família de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o ministro da Sáúde Alexandre Padilha, a meta é imunizar cerca de 24 milhões de pessoas em todo o país. Nesta edição do projeto, que deve terminar no dia 25 de maio, a campanha inclui pela primeira vez a população penitenciária.
O ministro da Saúde Alexandre Padilha recebeu a vacina do secretário municipal de Saúde Hans Dohman, na Clínica da Família, em Rio das Pedras, Jacarepaguá, na Zona Oeste.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A campanha também é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, gestantes, indígenas e pessoas que trabalham em unidades de saúde. Os grupos foram escolhidos porque são mais susceptíveis às doenças respiratórias. A vacina protege contra os três principais vírus influenza que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o A (H1N1).
Quem foi vacinado nos anos anteriores deve levar o comprovante de vacinação a um posto. Caso não tenha a caderneta, basta apresentar um documento de identidade. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.Em caso de dúvida sobre calendário e locais de vacinação, a população pode ligar para o telefone 1746.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses em 2011 vão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
A vacina é segura, mas pessoas com histórico de alergia grave relacionada à ingestão de ovo e seus derivados, ou com reação a doses anteriores da mesma vacina, devem consultar um médico antes de serem imunizadas. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, também é aconselhável passar por uma avaliação médica. Já quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a vacinação.
Cerca de 2,77 mihões de pessoas devem ser imunizadas em todo estado. A Secretaria estadual de Saúde informou que serão montados cerca de 4.200 postos pelos municípios, entre fixos e volantes. Na capital, a meta da Secretaria municipal de Saúde é vacinar 960 mil pessoas em 215 postos. A meta é vacinar, pelo menos, 80% da população alvo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas no ano passado – 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocadas pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados.  
fonte: o dia on line


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS