Ministerio Público investiga racismo em videoclip com Nilmar.


O Ministério Público brasileiro abriu uma investigação para apurar se há racismo no vídeo do tema "Kong", do cantor Alexandre Pires, no qual homens aparecem fantasiados de macaco. O videoclip tem a participação do futebolista Neymar. Veja o vídeo.
O vídeoclip da música "Kong", que conta com a participação do internacional brasileiro Neymar e do cantor de "funk" Mr. Catra, está a causar polémicas. O vídeo não agradou representantes do movimento negro, que encaminharam uma denúncia através da Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, vinculada a Presidência da República. De acordo com o movimento, "Kong" compara negros e macacos.
A Procuradoria-Geral da República de Uberlândia, Minas Gerais, onde Alexandre Pires vive, já está a investigar a denúncia. O cantor, inclusive, já prestou esclarecimentos na passada quinta-feira.
"Sinto-me profundamente chocado com qualquer leitura racista ou sexista num clipe protagonizado por mim, negro com orgulho da minha cor, autor e intérprete de música romântica, sem que isso nunca tenha sido confundido com sexismo", disse o cantor em comunicado.
"Devemos tratar toda e qualquer brincadeira com macacos e gorilas como uma referência a ser apagada da nossa memória? King Kong, Chita, Monga, eram todos personagens com alguma leitura que não a do genuíno entretenimento? Não me consta que meu histórico deixe alguma dúvida sobre o meu respeito à mulher ou ao negro, e a edição deste filme em nenhum momento faz brotar qualquer insinuação similar", acrescentou.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS