Maria Prestes lança biografia nesta sexta em Santos



A militante comunista Maria Prestes lança nesta sexta-feira (18), na Pinacoteca de Santos, o livro Meu Companheiro — 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, que relata sua convivência com líder histórico dos comunistas brasileiros.


Segundo Maria Prestes, falar sobre os anos luta em que esteve ao lado do Cavalheiro da Esperança é sempre um momento de emoção. “Sempre que relembro o nome do Velho é uma emoção. Lembrar de uma pessoa com a qual você viveu 40 anos e relatar fatos históricos mexe muito. Me sinto contente por estar cumprindo essa missão. A memória deve ser preservada e as pessoas têm que saber quem foram os líderes do Brasil”. 

Ela fala ainda que a receptividade e a curiosidade das pessoas sobre a vida de Prestes é grande. “Prestes foi um homem que se dedicou por mudanças sociais no Brasil, e até hoje seu nome é bem lembrado e querido”. 

No começo do mês de maio, Maria Prestes participou da 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, que nesta edição homenageou o Brasil. Ela conta que os participantes ficaram muito impressionados com o projeto do livro. “Existe uma grande curiosidade sobre a história brasileira e em cada país que visito comprovo que Prestes tem uma biografia que é admirada além de nosso país”.

Relançado após 20 anos, o livro ganhou versão em espanhol e português, numa produção das editoras Anita Garibaldi e E-paper. A contra-capa da publicação foi escrita pela presidente Dilma Rousseff que testemunha a vida de lutas de Maria e Luiz Carlos Prestes.

Está sendo programada para os próximos meses uma agenda de lançamento do livro que deverá contemplar as principais capitais brasileiras e diversos países do mundo.

Creche Luiz Carlos Prestes

Na manhã desta quinta (17), Maria Prestes visitou a Creche Luiz Carlos Prestes, em Santos. Dona Maria foi homenageada pelas crianças com flores e um porta-retratos com uma fotografia do marido. “Eles cantaram e me mostraram suas salas e desenhos. Ter uma escola, uma rua e até uma universidade com o nome dele me toca muito”. 

Lançamento do livro Meu Companheiro — 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes
Data:
 sexta-feira (18)
Horário: 19 horas 
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu Gusmão, 15 - Boqueirão Santos



Da redação,
Mariana Viel

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS