Inmetro divulga tabela de classificação de carros por consumo de combustível




O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a tabela 2012 com a classificação dos carros vendidos no país de acordo com o consumo de energia. Dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem, 105 modelos foram analisados de acordo com a sua eficiência energética e classificados de A a E, como já feito com eletrodomésticos.
A tabela 2012 tem a participação de oito montadoras – Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen – e 157 versões de 105 modelos, que correspondem a 55% do volume de vendas no mercado nacional. A adesão é voluntária.
O Inmetro apurou o valor de referência para o consumo de combustível na estrada e na cidade. Mas o instituto destaca que, em situações reais, fatores como qualidade do combustível, estado de conservação do veículo, calibragem dos pneus e uso de ar-condicionado influenciam o consumo e os valores obtidos em laboratório variam.
Classificação
A Etiqueta Veicular classifica os veículos de A (mais eficiente) a E (menos eficiente). São considerados mais eficientes os automóveis que, nas mesmas condições, gastam menos energia em relação aos outros e, portanto, consomem menos. Para comparar veículos que usam combustíveis diferentes, os valores são convertidos uma unidade que mede a energia produzida.
FONTE: EXTRA


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS