Incêndio atinge usina da Usiminas em Cubatão (SP)




SÃO PAULO, 19 Mai (Reuters) - Um grande incêndio atingiu a usina siderúrgica da Usiminas em Cubatão (SP) no final da noite de sexta-feira e se estendeu até a madrugada deste sábado. O incidente não gerou vítimas, mas destruiu chaminé de alto forno da usina, informou o Corpo de Bombeiros da cidade.

O incêndio começou por volta das 21h da sexta-feira, sendo combatido pela brigada anti-chamas da usina, que pediu apoio dos bombeiros duas horas depois. As chamas foram controladas por volta das 4h30 deste sábado, com ajuda de 12 viaturas de bombeiros de Santos, Cubatão e São Vicente, na Baixada Santista, informou um representante do Posto de Bombeiros de Cubatão.

Segundo o representante, a suspeita é que o revestimento térmico da chaminé do alto forno 2 acabou se incendiando, causando o desabamento da torre de vários metros de altura. "Por isso que demorou para extinguir o incêndio", disse.

O estrondo foi tão forte que pode ser ouvido na cidade de Cubatão, a cerca de 5 quilômetros de distância, disse o representante, pedindo para não ser identificado.

Procurada, a Usiminas informou em nota que "todos os procedimentos de emergência foram adotados imediatamente, o que impediu o registro de feridos" e que "o alto-forno 2 já voltou a operar e a área afetada foi preservada para a apuração das causas do incidente".

A usina da Usiminas em Cubatão, antiga Cosipa, entrou em operação em dezembro de 1963. Em março deste ano, um novo equipamento de laminação de tiras a quente entrou em fase de testes na planta, em investimentos de 2,5 bilhões de reais.

O incidente acontece em um momento em que a companhia trabalha para reduzir custos e se tornar mais competitiva em meio à lentidão na demanda nacional e internacional por aço. Nos três primeiros meses do ano, a Usiminas sofreu um prejuízo de 37 milhões de reais, o primeiro resultado trimestral negativo desde o primeiro quarto de 2009.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS