Homens armados sequestram mais um jornalista no México Marco Antonio Ávila é especializado na cobertura de temas de segurança e narcotráfico





Médicos forenses e detetives retiram o corpo do jornalista René Orta, assassinado no dia 13 de maio, no México
Foto: Reuters
Médicos forenses e detetives retiram o corpo do jornalista René Orta, assassinado no dia 13 de maio, no MéxicoREUTERS
CIDADE DO MÉXICO — Um repórter mexicano foi sequestrado por homens armados e encapuzados no estado de Sonora, no norte do país, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais. De acordo com o porta-voz da Procuradoria local, José Larrinaga, o jornalista foi surpreendido quando se encontrava em um lava-jato, na localidade de Ciudad Obregón. Há apenas quatro dias, o corpo de René Orta, repórter que cobria assuntos criminais, foi encontrado dentro de uma van na cidade de Cuernavaca.
Marco Antonio Ávila, que trabalha para os jornais locais “El Regional de Sonora” e “Diario de Sonora”, é especializado na cobertura de temas de segurança e narcotráfico. Ele aguardava seu carro quando três homens invadiram o local e o levaram à força. Larrinaga não descarta que Ávila tenha sido sequestrado por seu trabalho como jornalista.
Outros cinco jornalistas, entre eles três fotógrafos, foram mortos há duas semanas em Veracruz, na costa do Golfo do México. Na semana passada, o jornal “El Mañana”, em Tamaulipas, foi atacado a tiros. De acordo com dados oficiais, ao menos 55 jornalistas foram assassinados desde 2000 no país.
Cruz Vermelha pede às Farc para agilizar liberação de jornalista
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu, nesta sexta-feira, que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) definam a data e o lugar para a libertação do jornalista francês Romeo Langlois, sequestrado na Colômbia no final de abril, no sul do país. O grupo guerrilheiro de esquerda anunciou no domingo a intenção de libertar Langlois e solicitou a criação de uma comissão integrada pela organização humanitária, pela ex-senadora colombiana Piedad Córdoba e por um delegado do presidente francês, François Hollande.
— Confirmamos as informações fornecidas pela Embaixada da França, segundo a qual um emissário do presidente Hollande está pronto para participar da libertação e estamos esperando que nos comuniquem o dia e a hora em que irá ocorrer — afirmou Daniel Muñoz, representante da Cruz Vermelha na cidade de Florencia, capital do Departamento de Caquetá.
A embaixada da França em Bogotá não quis revelar o nome do delegado do governo que foi convocado para participar do processo de libertação
FONYE: O GLOBO


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS