Governo fecha acordo com hotéis para redução de preços no Rio+20.


Rio de Janeiro (Foto: AP)
Medida deverá reduzir valores de hospedagem no Rio em entre 25% e 60%










O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira um acordo para reduzir as tarifas de hotéis no Rio durante a Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que será realizada na cidade entre 13 a 22 de junho.
Segundo o governo, a medida deverá reduzir os preços de hospedagem em entre 25% e 60%.
O acordo foi fruto de uma negociação entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), a Terramar, agência operadora da Rio+20, e representantes de redes hoteleiras que atuam na cidade.
Em nota divulgada à imprensa, o governo diz que a decisão de intermediar as negociações foi tomada após a divulgação "dos altos valores cobrados e também das exigências da compra de pacotes fechados, com número mínimo de diárias".
Uma comissão formada pelo presidente da Embratur, Flavio Dino, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, e o secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinícius Marques de Carvalho, foi estabelecida para acompanhar o cumprimento do acordo.

Mudanças

Os preços altos cobrados por hotéis durante a Rio+20 e a política de vender pacotes fechados para o período do evento fizeram com que algumas delegações estrangeiras decidissem reduzir o número de representantes enviados ao Brasil.
A delegação do Parlamento europeu chegou a citar especificamente os altos preços de hospedagem na cidade como um dos motivos pelos quais decidiu não comparecer ao evento.
Com o acordo, fica determinado o fim das comissões cobradas pela operadora sobre as diárias das comitivas. A partir de agora, a remuneração será feita pelos hotéis, sem ônus aos hóspedes.
A expectativa é de que essa medida, aliada a descontos concedidos por alguns hotéis, reduza o valor das diárias entre 25% e 35%.
O acordo prevê ainda o fim da obrigatoriedade da compra de pacotes fechados com um número mínimo de diárias, o que prejudicava os participantes que ficariam poucos dias na cidade. Com isso, espera-se que os custos de hospedagem caiam entre 30% e 40%.
"Somadas, as medidas podem superar 60% de desconto em relação aos valores anteriormente praticados", diz a nota do governo.
De acordo com o governo, delegações que já pagaram as diárias terão o valor excedente devolvido, assim como participantes que compraram pacotes fechados com um número de dias superior ao que pretendem permanecer na cidade.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS