Em entrevista a Ratinho, Lula fala sobre polêmica com Mendes: "quem inventou a história que prove" Ex-presidente falou sobre seu tratamento de saúde, entre outros temas


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ao vivo do programa do Ratinho, no SBT, nesta quinta-feira (31). Foi a primeira entrevista do petista a uma rede de televisão depois do tratamento para o câncer na laringe. Lula estava acompanhado do pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.
Lula disse que concordou em ir ao programa pela amizade que tem com o apresentado. "Perguntam por que escolheu o Ratinho. Porque já comi rabada na casa dele e ele na minha", disse Lula, que falou muito sobre o tratamento para câncer na laringe pelo qual passa. "Não é brincadeira", disse o ex-presidente.

Lula foi entrevistado ao vivo no programa do Ratinho, no SBT
Todas as manhãs, Lula faz fisioterapia por conta de um problema na perna que já provocou duas quedas. Para a laringe em si, ele diz que o tratamento ainda vai durar meses.
O ex-presidente falou sobre a saúde no Brasil, reclamando do fim do CMPF - segundo ele, uma estratégia da oposição para abalá-lo -, que reduziu os recursos para a pasta. Ele também defendeu o Prouni, dizendo que foi um dos grandes feitos de Haddad quando era ministro da Educação.
Questionado por Ratinho sobre se voltaria à presidência, caso Dilma Rousseff "não possa ou não queira", Lula minimizou a possibilidade, mas disse que voltaria para impedir um tucano de assumir o cargo.
A última polêmica envolvendo o presidente - a afirmação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de que Lula o teria pressionado para adiar o julgamento do mensalão - foi citado rapidamente. Lula disse que não queria falar sobre o assunto, pois já divulgou uma nota sobre o caso, e falou que Mendes é quem deve provar as acusações. "Quem inventou a história que prove", concluiu.
O programa contou também com depoimentos do ex-jogador de futebol Ronaldo e do músico Zeca Pagodinho.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS