Dicas para não correr o risco de ter os dados vazados na internet




Devido à repercussão gerada pelo incidente envolvendo a atriz Carolina Dieckmann na última sexta-feira, que supostamente teve fotos íntimas divulgadas na internet por um assistente técnico, o especialista em informática João Antonio Carvalho, autor do livro "Informática para concursos", que indicou as melhores maneiras de evitar o vazamento de registros sigilosos guardados no computador. 




Salve os arquivos fora da máquina
Vale ressaltar que nem todos os casos de dados confidenciais espalhados na internet provêm da invasão de hackers. Portanto, dependendo do grau de intimidade contido em determinado arquivo, o mais adequado é salvá-lo em dispositivos fora da máquina, como pen-drives e discos rígidos externos. Muitos desses dispositivos podem ser comprados com segurança e oferecem a possibilidade de inserir uma senha antes de abrir o conteúdo gravado, prevenindo o acesso por terceiros em caso de furto.
Limpe completamente a memória
O especialista alerta que os documentos enviados para a lixeira, no sistema operacional Windows, continuam existindo no computador. Para efetuar a remoção completa, é necessário utilizar programas que podem ser baixados na internet e operam o método de limpeza "Zero Fill", colocando o valor binário zero em cada bit do HD. Dessa forma, todos os rastros deixados por esses arquivos são excluídos.
Retire o disco rígido antes de deixar no conserto
João considera que a atriz Carolina Dieckmann tomou uma atitude inconsequente ao entregar o computador para a assistência técnica com fotos de sua privacidade. Antes de colocar o computador no reparo, é imprescindível que se retire o disco rígido. Assim, você pode prevenir que informações privadas não caiam em mãos erradas.
Tablets e smartphones
No caso de tablets e smartphones, a retirada do chip acoplado à placa impediria a possibilidade de reparo do aparelho. O ideal é não guardar nenhuma informação que possa te colocar em apuros em caso de dano ou furto do aparelho.

Fonte: Blog do Sidney Rezende.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS