CPI do Cachoeira pode convocar os governadores nesta terça-feira.



BRASÍLIA - O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse nesta segunda-feira que na sessão administrativa de terça-feira ele pretende colocar em votação mais de cem requerimentos, incluindo os que convocam governadores a prestar depoimento e o que quebra o sigilo bancário da construtora Delta nacional. De acordo com o presidente da comissão, as convocações dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ) devem ser votados separadamente. Se essa estratégia se concretizar, a tendência é que Cabral não seja chamado a dar explicações sobre sua amizade com o ex-dono da Delta Fernando Cavendish.

- A pauta está aberta. Temos dez requerimentos de precedência, que são apreciados obrigatoriamente antes dos demais. Pode ser que haja acordo entre os partidos para definir quais serão as prioridades - disse Vital do Rêgo.

- Gostaria de votar todos os requerimentos amanhã. Mas tudo depende do colegiado - ressaltou.
O presidente da CPI também declarou que irá votar na terça-feira a escolha de um vice-presidente. Ele não quis adiantar quem pretende indicar.

Vital não quis se envolver na polêmica reunião entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Mas, pela sua declaração, mostrou estar ao lado de Lula - um cartaz em seu gabinete, dos tempos de campanha, deixa isso claro. Diz a propaganda eleitoral: Vital, o senador de Lula.

- Em uma conversa de três em que dois negam, não posso me manifestar - disse ele, referindo-se ao ex-ministro Nelson Jobim, que contradisse Gilmar e negou que Lula tenho feito gestões para que o STF não julgasse o mensalão neste ano em troca de uma suposta ajuda do PT na CPI.
Para o presidente da CPI, ninguém controla a comissão. Rindo, fez uma ressalva:

- Ninguém controla a CPI. Só eu. Na condição de presidente, tento ordenar os trabalhos. Todas as histórias que desviam o foco da CPMI não nos furtamos a discuti-las. Mas a mim me cabe colocá-la no foco.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS