Astros decepcionam, Santos perde para Vélez e se complica


Neymar apagado. Ganso apagado. Defesa falha. Os três itens foram decisivos para o Santos sucumbir no primeiro duelo pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. Na noite desta quinta-feira, no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, o Vélez Sarsfield conseguiu parar a dupla mais badalada do futebol brasileiro, vencerpor 1 a 0 e obter a vantagem na briga por um lugar na semifinal da competição mais importante do continente.
O resultado na Argentina obriga o Santos a vencer por dois gols de diferença na próxima quinta-feira, às 20h (deBrasília), na Vila Belmiro (ou no Pacaembu), para avançar à semifinal da competição e fazer um confronto brasileiro diante de Vasco ou Corinthians. O Vélez Sarsfield, por outro lado, precisa de apenas um empate no Brasil para avançar à próxima etapa e se colocar entre os quatro melhores times do torneio.
A fluidez ofensiva apresentada normalmente pelo Santos não apareceu nos primeiros instantes de partida. Cauteloso e preocupado em segurar o Vélez Sarsfield, o time da Vila Belmiro se limitou a fechar os espaços para o time argentino, embora desse liberdade para os laterais rivais, especialmente Emiliano Papa pela esquerda. Tal estratégia dos brasileiros acabou rapidamente minada pelos mandantes, que insistiram com jogadas pelas pontas para ameaçar a meta de Rafael.
Apesar de acuado no campo defensivo, o Santos criou a primeira grande oportunidade de gol da partida. Aos 19min, Juan rolou para Paulo Henrique Ganso arrematar de primeira. O camisa 10 tentou chutar por cobertura, mas viu o goleiro Marcelo Barovero se recuperar, defender e evitar o tento do atual campeão da competição.
A oportunidade criada pelo Santos alertou o Vélez. Embora tenha mantido a maior posse de bola desde o início da partida, a equipe argentina pouco criava, e ainda dava espaços para Ganso no meio-campo. Da metade para o final da etapa, o time da casa acelerou o jogo, principalmente pelas pontas, e conseguiu abrir o placar. Aos 35min, Papa cruzou para a área e encontrou Óbolo, que antecipou-se a Durval e encobriu Rafael.
A vantagem adquirida no primeiro tempo permitiu ao Vélez trabalhar com ainda mais tranquilidade a posse de bola. O estilo cadenciado e de muitos toques minou o Santos, que não conseguiu encontrar a distância ideal na marcação e, consequentemente, os espaços para investir na velocidade de Neymar, apagado durante grande parte da partida disputada na noite desta quinta-feira.
Apostando nas jogadas pelas laterais, o Vélez quase ampliou o placar aos 15min. Depois de cruzamento para a área, Óbolo novamente se antecipou aos zagueiros e desviou de cabeça. Para sorte de Rafael, a bola passou rente à trave esquerda, sem alterar o marcador. O Santos, por outro lado, seguiu acuado, ainda mais por conta da apagada atuação de Neymar.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS