Arrogância não combina com liderança



Ao pensarmos no mundo dos negócios, a primeira palavra que vem à mente é liderança; e, possivelmente, atrelada a esta surge a arrogância. Mas, o que muitos esquecem é que, estes dois vocábulos não se combinam quando falamos de sucesso. 
Na atual conjuntura, as organizações buscam profissionais com facilidade de relacionamentos, de trabalhar em grupo e que saibam liderar sem serem arrogantes; pois, um líder que é querido por seus colaboradores tem muito mais chances de ser bem-sucedido  em seus empreendimentos. Integrar-se ao ambiente do escritório, à cultura da instituição, saber a forma adequada de se relacionar com uma equipe, ter autoconfiança e coragem e ser ousado são características essenciais para uma boa liderança; e a arrogâ ncia passa longe desses quesitos.
Aquele que é arrogante dificilmente se considera como tal; no seu ponto de vista, ele somente está defendendo suas posturas e princípios. Nunca elogia um trabalho, sempre buscando um defeito ou desmerecimento; exige ser ouvido, mas não ouve ninguém; procura autoafirmação através de opiniões de terceiros, e quando estas não são de seu agrado, simplesmente as desconsidera; acha que possui tudo sob controle, até as pessoas. Atitudes assim não trazem o sucesso, mas a falta de amizade, de respeito, de carinho e de admiração.
A liderança baseada na arrogância não permite erros nem críticas construtivas; não tem humildade para escutar e compartilhar experiências; oferece normas rígidas, descontentamento, insatisfação e alta rotatividad e de colaboradores. Porém, quando baseada na determinação e persistência, a liderança tem resultados positivos, tais como satisfação profissional, reconhecimento de esforços, comprometimento, valorização do trabalho de equipe, bom clima organizacional, atendimento diferencia do ao cliente.
Enfim, numa liderança eficaz, onde substituir a autoridade pela cooperação ou a arrogância pela coerência pode ser, e é, bem mais vantajoso, conhecimentos, desenvolvimentos, inovações e habilidades se complementam a favor de uma organização vitoriosa.

 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS